Saborear a Moqueca Capixaba

Se tem uma coisa que você vai fazer bem no Espírito Santo é comer! Aliás, este destino brasileiro é muito completo, tem praia, tem montanha, cachoeira e claro, comidas típicas simplesmente maravilhosas.

Ouvir a frase “Moqueca só capixaba, o resto é peixada” no Espírito Santo é muito comum. O prato tradicional do estado é de dar água na boca, especialmente aqueles preparados na panela de barro, com todo o carinho dos cozinheiros e cozinheiras da região.


Moqueca Capixaba

Falar de moqueca no Espírito Santo é tratar sobre um assunto bastante popular, a maioria dos turistas não passam por terras capixabas sem degustar o prato, a cultura é tão disseminada que um capixaba zeloso tem de saber prepará-lo.

O prato é tão comum, que cerca de 87% dos estabelecimentos comerciais gastronômicos servem a moqueca como carro-chefe e fazem muito sucesso.

A moqueca capixaba não usa ingredientes como o dendê, leite de coco e pimentão, que são usados na culinária baiana e carioca. A receita local ficou conhecida por ser menos calórica e muito mais leve do que os pratos preparados em outras regiões do país.

Na receita típica capixaba, a cor vem da tintura de urucum, o azeite é doce, o tomate precisa estar bem maduro, a cebola branca o e alho devem ser bem cortados e o coentro picado, salpicado em doses bem generosas, a carne escolhida geralmente é de Robalo ou de Bandejo.

A moldura perfeita fica por conta da panela de barro, feita pelas paneleiras de Goiabeiras, senhoras que moldam, queimam e as tingem com cascas tiradas do manguezal. Assim, está garantido o sabor inigualável na preparação do prato.

Origem

Mesmo com toda a cultura culinária voltada para o prato, pouco se sabe a respeito da história da moqueca capixaba e sua origem. Os primeiros arquivos que mencionam a moqueca no Espírito Santo sugerem que o preparo já era preparado pelos índios por volta do ano de 1500, haja experiência no preparo da Moqueca, hein?!

Se você vai visitar o Espírito Santo próximo a data de 30 de setembro, vale lembrar que neste dia acontece o Festival de Moqueca onde você pode aprender como preparar essa deliciosa receita, degustar em diferentes restaurantes e ainda aproveitar super promoções.


Não deixe de provar este prato sensacional, típico e delicioso!


Foto TripAdvisor.