Rota da Ferradura

A região de montanhas de Guarapari está a apenas 12 km do centro da cidade, uma excelente facilidade para que você possa curtir nossas praias, mas também conhecer as belezas da nossa região de montanhas.

O roteiro mais famoso e procurado por turistas e moradores da cidade é a Rota da Ferradura que interliga a BR 101 às comunidades de Jabuti, São João de Jabuti, Boa Esperança, Buenos Aires, Alto Rio Calçado, Rio Calçado e a comunidade de Pernambuco.

Rota da Ferradura em Guarapari

Para iniciar essa rota por Jabuti, basta chegar ao Km 339, sentido Vitória-Campos-RJ, e entrar na Casa da Figueira Café que fica em frente a uma grandiosa e centenária figueira na beira da rodovia.

JABUTI

Logo na entrada da comunidade, é possível apreciar um saboroso café e mais delícias e produtos típicos na Casa da Figueira Café. Mais adiante, são encontradas produções de laticínios, com queijos e iogurtes. A pecuária é forte na região para  abastecer a produção láctea. A agricultura é baseada no plantio de seringueira e banana. A Padroeira de Jabuti é Nossa Senhora Auxiliadora, então é possível visitar sua capela.

SÃO JOÃO DE JABUTI

A economia da comunidade é gerada pela agricultura familiar, pecuária, café conilon, banana, seringueira e cacau. Lá existe uma propriedade que abriga quatro farinheiras que, juntas, produzem 90% da farinha e derivados de mandioca que são vendidos nas feiras livres de Guarapari. Ao lado da Igreja, tem-se o campo do time São João Futebol Clube, fundado em 1926.  O  padroeiro da comunidade é São João Batista e há uma igreja em sua homenagem.

BOA ESPERANÇA

Economia da comunidade muito forte ligada ao agroturismo e à agroindústria. No agroturismo, dentre vários atrativos, podemos citar o famoso restaurante Cantinho da Tilápia, O Pereira Bar, sítio Riacho das Pedras, Bar do Hermínio e o Rancho do Osmar. Na  agroindústria, temos a fábrica da Summer Fruit, Laticínios Carminati, criação de tilápia, produção de pães e biscoitos caseiros e a produção de cerveja artesanal. O padroeiro é São Bento e há uma igreja no local dedicada ao santo.

BUENOS AIRES

O agroturismo gira entorno de seus atrativos como a Cachoeira do Barbudo (foto de capa), o sítio Recanto dos Lagos, o Cantinho do Jobi, Bar Ferrarini,  Bar do Ademir, com sua famosa galinha caipira, Café Colonial da Roça, alambique e cachaçaria Vila Anunciatta e produção de pães, bolos e biscoitos caseiros. Anualmente, a comunidade realiza a festa da Imigração Italiana. A agricultura familiar é potencializada pela produção de hortifrutigranjeiro e ovos caipiras. O padroeiro é Santo Antônio.

ALTO RIO CALÇADO

A economia é baseada na agricultura familiar. Sempre preservou o Congo e mantém as tradições passadas por diversas gerações, como a banda de congo de São Benedito, que é um dos santos mais populares no Brasil. A comunidade celebra por diversos dias a tradicional festa ao santo com a puxada, lavada, fincada e retirada do Mastro de São Benedito. Apesar da devoção a São Benedito, o padroeiro da comunidade é o Sagrado Coração de Jesus.

RIO CALÇADO

A agricultura de Rio Calçado, que é um dos distritos que pertence à Guarapari, é baseada na pecuária e na extração de látex com o plantio de seringueira. Possui famosos atrativos turísticos como o Bar do Medonho e as Piscinas de águas naturais do Hermínio Maioli. A arquitetura da belíssima Igreja de Santa Bárbara (sua padroeira) é singular que nos remete à história da região, pois antigamente ela era frequentada pelos barões.

PERNAMBUCO

Comunidade conhecida pela Cachoeira do Pernambuco. Região que preserva a natureza com a mata nativa e possui diversos córregos e corredeiras. Chegando à Igreja de Nossa Senhora Aparecida, é possível escutar o barulho das águas que trazem a sensação de paz e tranquilidade que  essa  região proporciona, além de muita sombra e frescor no ambiente.

Descubra mais Guarapari baixando o arquivo pdf com fotos e mais detalhes da Rota da Ferradura.

Baixar Guia #DescubraGuarapari


Foto da capa via A Gazeta. Crédito: Luciney Araújo