Guarapari, saiba tudo sobre essa cidade turística do Espírito Santo

Guarapari, saiba tudo sobre essa cidade turística do Espírito Santo!

O site DreamCasa fez um artigo completo sobre Guarapari, suas praias e o que fazer na nossa cidade. A gente compartilha abaixo com vocês!


Tudo sobre Guarapari

Guarapari é um município que se encontra no estado do Espírito Santo na região sudoeste do Brasil.

É uma cidade litorânea localizada mais especificamente na região metropolitana da capital capixaba, Vitória.


Origem do nome GUARAPARI

Tupi-Guaranai - Dreamcas

Uma das hipóteses da origem do nome da cidade de Guarapari vem da língua indígena e tem o significado de “ave de pluma vermelha” muito conhecida pelos índios da época.

Uma outra versão também diz que trata-se de um nome de origem Tupi-guarani” que seriam duas palavras: Guará, que poderia ser uma referencia aos pássaros desta espécie que já foram abundantes na região ou ainda do lobo guará, também um antigo habitante e “pari” seria a um tipo de armadilha utilizada pelos índios para capturar esses animais.

Tras praias, Guarapari - Dreamcasa

A área total territorial da cidade de Guarapari é estimada em 591,815 km² e tem como municípios de limite vizinhos: Anchieta, Vila Velha, Viana, Alfredo Chaves, Marechal Floriano e está a 50 km da capital.

Guarapari conta com uma população avaliada em 122.982 habitantes conforme o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2018.

Guarapari Espírito Santo, Brasil - Dreamcasa

As temperaturas de Guarapari ficam entre 24° graus de mínima e 34° graus de máxima em dias comuns, por isso, é um município muito procurado na alta temporada e recebe turistas de todo o país no verão para aproveitar suas praias e belezas.

Principal cidade turística do Espírito Santo, Guarapari atrai diversos turistas do mundo inteiro graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas (radioativas), com virtudes alegadamente terapêuticas, apesar de os benefícios no tratamento de artrite ou reumatismo não terem comprovação científica.

Com mais de 30 praias, Guarapari tem algumas bem famosas na região metropolitana de Vitória, além de ótimas redes de hoteleira, o que atrai ainda mais os turistas.

Outro fator se deve a qualidade que o município oferece a essas pessoas e assim juntando as belezas naturais do lugar e a infraestruturaque os recebe, faz com que muitos que estão passando apenas temporadas decidam comprar imóveis em Guarapari.

Melhores praias de Guarapari - Dreamcasa


Turismo em Guarapari

Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba merece uma atenção especial.

Dos vários pratos baseados em frutos do mar, destacam-se a moqueca capixaba, a torta capixaba, a muma de siri e a caranguejada.

Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo.

O nome "moqueca" designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água apenas com os vegetais e frutos do mar.

Ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não leva azeite de dendê e nem leite de coco.

Logo em seguida, vem a torta capixaba, preparada com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito.

É prato tradicionalmente consumido durante a Semana Santa em algumas casas capixabas.

Por esses e outros motivos que é uma cidade muito buscada para se morar na cidade de Guarapari.

Um local que oferece toda a infraestrutura necessária para dar praticidade e qualidade no dia-a-dia dos habitantes do município.


Melhores bairros em Guarapari

Centro de Guarapari

Centro de Guarapari - Apartamentos para alugar no centro de Guarapari, Dreamcasa

A orla central de Guarapari tem quatro principais praias que ficam lotadas nas épocas de maior movimento (feriados prolongados e alta temporada).

Possui praias pequenas, localizadas uma na sequência da outra. Ainda na região central de Guarapari ficam prainhas menores como a das Virtudes, da Fonte, das Pelotas e do Ipiranga.

No Canal de Guarapari (a orla foi remodelada em 2018 e conta com calçadão e ciclovia) ficam o Mercado de Peixe e o cais de onde saem passeios de barco e escuna.

Outras atrações do Centro são a Igreja Antiga Matriz (fundada pelo Padre José de Anchieta em 1585) e o pequeno Shopping Guarapari.

O Centro de Guarapari reúne a principal estrutura de comércio e serviços da cidade. É uma área com muitas opções de restaurantes e bares.

No Centro ficam as praias da Areia Preta, do Meio, das Castanheiras e dos Namorados. São praias pequenas, urbanizadas, boas para banhos de mar e com excelente estrutura.


Bairro Praia do Morro

Praia do Morrro, Guarapari/ES - Dreamcasa

A Praia do Morro fica próxima do centro de Guarapari e é uma das principais praias da cidade.

É uma praia extensa (cerca de 3km) e com aspecto urbano. A orla é tomada por prédios e conta com avenida beira-mar, calçadão com ciclovia e quiosques.

É uma região com excelente estrutura de comércio, serviços, bares e restaurantes.

No canto esquerdo da Praia do Morro, próximo do Morro da Pescaria e da Praia da Cerca, o mar é mais calmo e excelente para banhos.

No lado direito da praia, mais próximo do centro de Guarapari, o mar tem ondas um pouco mais fortes e trechos com buracos e correnteza.

Também pelo lado direito a Praia do Morro faz divisa com o bairro de Muquiçaba, onde fica uma prainha de pescadores com bares e restaurantes. Desse ponto, basta atravessar a ponte sobre o Canal de Guarapari para ir ao Centro.

Nos arredores da Praia do Morro ficam algumas atrações e pontos de interesse como a Arena Pedreira (local de shows e eventos), o SESC Guarapari, o Rodoshopping Guarapari (Rodoviária) e as lindas Três Praias.

As praias possuem características diferentes como a Praia do Morro (uma das principais da cidade, ela é urbanizada e tem excelente estrutura) e a região de Setiba (que possui lindas praias em um ambiente mais praiano e com menos estrutura).


Setiba

Setiba, Guarapari - Dreamcasa

Setiba é uma região com lindas praias, trilhas e muita natureza, distante +- 18 km do centrinho de Guarapari. É um bairro mais afastado e com menos opções de comércio e de serviços.

A Praia de Setiba é a principal. Ela é linda, tem mar calmo, bom para banhos e alguns quiosques na orla.

No lado esquerdo, após o Morro de Setiba, ficam a Praia Setiba Pina (menos urbanizada, mais tranquila e com vegetação de restinga na orla) e a Praia de Setibão (uma extensa e linda praia selvagem, sem estrutura, com ondas boas para surfe).

A Praia de Setibão pertence ao Parque Estadual César Vinha, área de proteção ambiental com rica biodiversidade, trilhas, lagoas, dunas e praias desertas (na sede do parque há estrutura para os visitantes).

Ainda na região de Setiba ficam a Prainha do Una (onde está o Camping Clube do Brasil) e o Morro do Una (que possui três pequenas praias desertas acessíveis por trilha).

Onde ficam algumas das praias mais badaladas de Guarapari, além de bons restaurantes e das casas noturnas mais famosas.

Na região da Enseada Azul / Nova Guarapari ficam as charmosas praias de Peracanga e Bacutia.

Um pouco mais ao sul fica Meaípe, um vilarejo de pescadores que se transformou num polo gastronômico e de agito noturno.


Enseada Azul

Enseada Azul - Dreamcasa

Na região conhecida como Enseada Azul em Nova Guarapari, distante cerca de 7 km do Centro de Guarapari, ficam algumas das praias mais lindas e badaladas da cidade como Peracanga, Bacutia e dos Padres. São praias com mar calmo e bom para banhos.

A região possui casas noturnas (como a Luazul e a Let’s), bares, restaurantes e algumas opções de comércio.

As principais praias (Peracanga e Bacutia) possuem uma orla charmosa, com vegetação de restinga na praia e prédios frente mar de alto padrão.

A praia mais central é a badalada Peracanga (também chamada de Mucunã), que possui uma concentração de quiosques e bares no canto esquerdo (onde fica o beach club Thale Beach, com disputadas sunset parties no verão).

A vizinha de Peracanga pelo lado direito (sentido Meaípe) é a Praia de Bacutia, que é um pouco menor e sem estrutura de quiosques, mas igualmente badalada e bem frequentada.

A partir de Bacutia uma pequena trilha leva até a linda, pequena e deserta Praia dos Padres, uma caminhada que vale a pena.

A vizinha de Peracanga pelo lado esquerdo (sentido Centro de Guarapari) é a Praia de Guaibura, que apesar de ter a orla ocupada é pouco movimentada, ideal para quem busca tranquilidade. Uma vantagem de se hospedar na Enseada Azul é a proximidade com Meaípe.


Alguns lugares para visitar em Guarapari

Casa da Cultura

Casa da Cultura de Guarapari - Dreamcasa

Construída em 1749, já foi a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública, foi reconstruída em 1988 e em 1995 foi inaugurada a Casa da Cultura.

No andar superior funciona a Biblioteca Pública Municipal.


Cachoeiras

Cachoeiras de Guarapari/ES - Dreamcasa

Entre as montanhas da região, as cachoeiras convidam os turistas a mergulhos em águas limpas e rasas, sendo possível visualizar os peixes no fundo, tornando-se um passeio bem refrescante e permitindo o contato com a natureza.


Igrejas

Igraja Matriz, guarapari - Dreamcasa

Na área rural da cidade, você verá igrejas centenárias com belíssimas construções cheias de história e fé.


Manguezal

Manguezais em Guarapari - Dreamcasa

Região bela e com muitas espécies de peixes e aves, sendo muito interessante e bem conservado. Vale a pena ser visitado.


Mergulho e Aquário Marinho

Mergulho em Guarapari - #dreamcasa

Existe no centro da cidade um aquário gigante, é perfeito se você quer treinar mergulhos antes de ir para o mar ou levar a garotada para se divertir, com até 1.700 m de profundidade e mais de 40 espécies de peixes, o turista tem até 30 min para mergulhar e observar peixes como paru, pampo, tainha e até pinguins.

Existem ainda pontos de mergulho, como o Navio Victoria, afundado na costa capixaba para este fim.


As mais famosas praias de Guarapari

Praia da Areia Preta: tem areias monazíticas com propriedades medicinais e mar geralmente calmo, bom para banhos.

Praia da Areia Preta, areias monazíticas - Dreamcasa

Praia das Castanheiras: possui castanheiras fazendo sombra na areia, recifes que formam piscinas naturais e mar bom para banhos em alguns trechos e com pedras em outros.

Praia do Meio: continuação da Praia das Castanheiras, ela possui mar calmo e bom para banhos.

Praia do Meio, Guarapari - DreamCasa

Praia dos Namorados: uma pequenina praia cercada por pedras e mar bom para banhos.

A orla é urbanizada, ocupada por prédios e conta com calçadão, quiosques e iluminação noturna.

Essa região é o centro comercial e de serviços de Guarapari, além de contar com boa estrutura de restaurantes e bares.


Conheça outros pontos turísticos do estado do Espírito Santo

Morro do Moreno

Morro do Moreno - Dreamcasa

Este é um ponto turístico chamado Morro do Moreno que possui 184 metros de altitude e está localizado próximo ao centro de Vila Velha no estado do Espírito Santo.

Próximo a ele se encontra o Convento da Penha que é outro grande símbolo do estado capixaba e fica localizado também no topo de um morro.

Morros assim no estado são comuns já que fazem parte do seu relevo e vegetação, de uma ponta a outro do mesmo.

Os dois morros são os cartões-postais da cidade de Vitória e por incrível que parece o morro é localizado quase no centro da cidade.

E tem ao seu redor a Mata Atlântica além de também ser cercado pelo mar, o que proporciona uma beleza paradisíaca deslumbrante.


Pedra Azul

Esse ponto turístico chama-se Parque Estadual da Pedra Azul e sua característica forte é que ele possui diversas trilhas para fazer ecoturismo até chegar ao ponto principal do local, a formação rochosa coberta de liquens que mudam de cor de acordo com a incidência do sol.

Esse é sem dúvida um dos pontos mais conhecidos do estado capixaba e é uma bela atração, principalmente também porque uma das trilhas acaba nos poços para banho formados no pico da pedra.


Parque Pedra da Cebola

Pedra da Cebola

Esse ponto turístico está localizado no município de Vitória e fica dentro da cidade entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia.

Esse incrível Parque possui 100.005m², comprovando ainda mais o quanto a cidade é repleta de vegetação e natureza, além das belas praias.

Acredita-se que esse nome inusitado se deriva de uma pedra desenhada pela natureza que possui esse formato de uma grande cebola.

Essa pedra da cebola é um dos símbolos da capital capixaba e um ponto turístico muito visitados por esses que vão a cidade à passeio.

Inclusive ele é sempre bem avaliado por oferecer recursos e infraestrutura de qualidade para quem o frequenta contendo até uma casa de meditação e um jardim oriental, para o melhor conforto e tranquilidade de quem por ali passa.

Além do parque possuir um incrível mirante que fica sobre uma grande parede rochosa, usada até pelos adeptos do alpinismo.

Guarapari tem muito o que fazer durante o dia, e à noite! É seu destino perfeito de férias e finais de semana no Espírito Santo!


E agora, é só reservar seus dias de hospedagem no Serra Negra Pousada Spa e vir curtir Guarapari no melhor estilo!

Reserve Agora



Fonte: conteúdo, textos e fotos do DreamCasa.