Enseada Azul (Guaibura, Bacutia e Peracanga)

Enseada Azul em Guarapari

Formada por um circuito de três praias, a enseada fica a 7 quilômetros do centro e é o ponto de encontro de muitos jovens. O cenário é formado por areia branca, águas claras e mansas, morros e costões. As praias do circuito são Guaibura, Bacutia e Peracanga, todas incrivelmente belíssimas.

Na alta temporada as praias ficam lotadas, os quiosques que servem os turistas na areia, oferecendo muita comodidade. As praias são separadas por morros que possuem vegetação típica da Mata Atlântica.
 

Praia de Guaibura

Pertencente a Enseada Azul, é uma praia que demonstra muita simplicidade, nela se encontram muitos pescadores e seus barcos que deixam a praia ainda mais bonita.

Suas águas cristalinas e calmas te convidam a um banho refrescante.

Para quem gosta de mergulho, há na enseada um cargueiro alemão naufragado em 1942 a 300 metros da orla e a oito metros de profundidade. Ele pode ser apreciado em detalhes devido a transparência da água. Além desse grande atrativo, o aquário natural esbanja uma grande variedade de peixes e recifes que podem ser observados.


Praia da Bacutia

A Praia da Bacutia tem um significado bem peculiar, o nome vem da aglutinação de "bac" (virar, mudar) com "cutia" (direção, adiante), ou seja, significa "mudar de direção", o que pode ser bem inspirador.

Ela é uma das praias mais bonitas da região sul, com 450 metros de extensão, com mar calmo e água de um azul impressionante.

A praia é um aquário natural, com muitos peixes coloridos que ficam próximos nos mergulhos. Além disso, a praia é um exemplo de conservação ambiental, possui um jardim de restingas e mata ciliar.

A estrutura conta com um calçadão e escadarias para o mar, além de vários vendedores ambulantes que oferecem bebida gelada ou petiscos.


Praia Peracanga

Quando pensamos nas praias de Guarapari em pleno verão, já imaginamos muito movimento e areia lotada. Se você gosta de curtir a praia, porém longe do movimento, a Praia Peracanga é a sua cara!

Também conhecida como Mucunã, ela é uma das praias paradisíacas da Enseada Azul, esbanja 960 metros de extensão e fica localizada em Nova Guarapari, ao sul do centro de Guarapari.

Ela é rodeada por luxuosos prédios e tem um visual encantador, a areia é clara e pequenos arbustos enfeitam o seu entorno. Já o mar é muito tranquilo, ideal para toda a família, principalmente para as crianças. Em alguns pontos da praia há recifes e pedras, que aparecem na maré baixa.

Ela é simplesmente fantástica e sua maior riqueza são as belezas naturais e a tranquilidade, lá você não encontra turistas ouvindo música alta ou incomodando as outras pessoas.

Se você tem um pouco de receio sobre esta tranquilidade, saiba que a praia é patrulhada constantemente por policiais então pode relaxar com a sua família sem qualquer preocupação.

Mesmo que não seja tão movimentada, a Praia Peracanga conta com estrutura de quiosques no início da praia e na areia sempre há vendedores ambulantes oferecendo bebidas e tira-gostos, mas é claro que é tudo um pouco mais caro na região.

Além do relaxante banho de mar, a Praia de Peracanga tem uma outra atração: ela é separada da Praia da Bacutia por um morro coberto de vegetação típica da Mata Atlântica. Você pode fazer uma trilha contornando com uma vista linda.


Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!

Baixar Guia de Praias de Guarapari


Foto Luana Coelho Felix via Wikimedia.