
Blog
Melhores Praias de Guarapari

Praia do Morro
Veja MaisPraia do Morro
A Praia do Morro é a principal praia de Guarapari e também a mais frequentada, especialmente por turistas.
Se você quer conhecer a "Cidade Saúde" do Espírito Santo, não pode deixar de tirar um dia para curtir esse cantinho maravilhoso de três quilômetros de extensão.
Praia do Morro em Guarapari
A Praia do Morro é um bairro de Guarapari, localizado bem próximo ao centro da cidade, então conta com muita estrutura como ciclovia, quiosques, restaurantes e calçadão, proporcionando comodidade para todos os públicos.
E falando em variedade de público, por ser muito extensa, há pontos com ondas mais tranquilas e outros com mar mais agitado, atendendo crianças, jovens e esportistas. Para quem ama esportes, pode escolher os pontos mais agitados para praticar surf, windsurf e bodyboard por exemplo.
O que fazer na Praia do Morro
Esses não são os únicos atrativos da praia, você pode usufruir de muitos outros entretenimentos, separamos uma listinha de 7 dicas do que fazer na Praia do Morro:
Dica 1 - Trilhas
Para os trilheiros de plantão, a dica é fazer a trilha até o Parque Morro da Pescaria que faz parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. No final da praia tem um mirante que proporciona uma vista incrível do mar. Vale muito a pena!
Dica 2 - SUP
Que tal praticar stand-up padle? Você pode alugar os equipamentos em vários pontos da orla da praia, geralmente o aluguel da prancha custa R$ 30,00 para meia hora (valores de junho de 2020).
Dica 3 - Praça da Luz
Conhecer a Praça da Paz é uma ótima opção para quem ama registrar todos os momentos com boas fotos. A praça foi revitalizada e lá você encontra monumentos lindos para tirar fotos criativas. E falando em fotos, você não pode deixar de registrar o seu momento no famoso letreiro #EUAMO❤ES.
Dica 4 - Banana-boat
Você também encontra em Guarapari o passeio de banana boat que garante muita diversão e um belo banho de mar.
Dica 5 - Feirinha
Faça um passeio pelas lojas e feirinhas da orla da Praia do Morro. Você encontra uma grande variedade de produtos como as tradicionais lembrancinhas, roupas, acessórios e claro deliciosos sorvetes e guloseimas.
Dica 6 - Bike no calçadão
Para quem gosta de sair a noite, pode optar por um relaxante passeio de bicicleta no calçadão. Se você não tiver uma, não se preocupe, você encontra para alugar com facilidade, inclusive aqui na pousada.
Dica 7 - Passeio de barco ou escuna
Não deixe de fazer seu passeio de barco ou escuna. Os passeios duram de duas a cinco horas, com direito a paradas para banho. É incrível e as paisagens inesquecíveis!
Curtiu nossas dicas? Então vem curtir Guarapari!
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!

Praia Areia Preta
Veja MaisPraia Areia Preta
Ela é pequena, tem apenas 200 metros de extensão, mas a água é extremamente calma por lá. Mas não é a tranquilidade do mar o grande atrativo do local e sim a areia!
Praia da Areia Preta
Como o próprio nome sugere, a areia é literalmente preta. A areia monazítica, ou seja, com alta concentração de minerais pesados e consequentemente alto teor de radioatividade, mas não encare essa radioatividade de maneira negativa, porque ela é extremamente benéfica para pessoas que sofrem de doenças como artrite, artrose e reumatismo.
É claro que a praia é muito frequentada por idosos, eles literalmente se enterram nessa areia, buscando o alívio das dores no corpo.
E foi esse recurso natural que deu o título de "Cidade Saúde" à Guarapari, sendo reconhecida mundialmente!
Não perca tempo! Venha usufruir desses e muitos outros benefícios em Guarapari e ficar aqui na Serra Negra Pousada Spa!
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto: via Férias Brasil.

Praia Vermelha
Veja MaisPraia Vermelha
A Praia Vermelha é a terceira das praias protegidas pelo Parque Municipal do Morro da Pescaria. Este morro é um pedacinho do paraíso no Espírito Santo e fica localizado no final da Praia do Morro, em Guarapari. Toda a região esbanja beleza natural com lindas paisagens.
O parque cobra uma entrada de R$ 3,00, um custo baixíssimo por toda a beleza que as praias oferecem. O valor é designado para manutenção do espaço e preservação da natureza. A entrada ao Parque também é controlada, estando aberto das 7h às 18h todos os dias.
Praia Vermelha em Guarapari
A Praia Vermelha fica no final da Praia do Morro e próximo à Praia da Cerca. Ela é bem pequena, com apenas 20 metros de extensão, então lota com facilidade.
A vista dessa praia é linda, a água do mar é fria e a areia é escura, há quem diga que ela tenha poderes curativos.
Por ser mais retirada, não há restaurantes e quiosques, então a dica é levar comida e bebida caso você pretenda passar o dia por lá.
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto: Capixaba da Gema.

Praia Setiba e Setibão
Veja MaisPraia Setiba e Setibão
Duas praias famosas em Guarapari que merecem sua atenção!
Praia de Setiba
Embora a Praia de Setiba pertença ao município de Guarapari, ela fica há 12 quilômetros do centro da cidade e faz parte do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha que é uma reserva natural.
Durante o verão, a praia é muito movimentada. Conta com estrutura de bares e quiosques onde os turistas e moradores costumam ficar para desfrutar do local.
A água é muito tranquila, quase não há ondas e a temperatura é agradável. Um lugar perfeito para deixar as crianças tomar banho de mar e brincar.
Ao redor da praia também há rochas de onde os mais aventureiros costumam saltar - não recomendado, viu?
Praia de Setibão
A Praia de Setibão também pertence ao Parque Estadual Paulo César Vinha. Apesar de ter um nome parecido com a Praia de Setiba, elas não ficam exatamente uma ao lado da outra, mas são bem próximas.
A Praia de Setibão é natureza pura, as águas são limpas, a areia é grossa e dourada, a beleza singular do oceano Atlântico pode ser percebida e a mata nativa exuberante.
Um dos grandes atrativos desta praia são as ondas altas e fortes, ideais para prática de esportes como o surf ou windsurf, mas não podemos esquecer de redobrar a atenção enquanto banhistas, especialmente com as crianças.
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto: Férias Brasil.

Praia dos Padres
Veja MaisPraia dos Padres
A Praia dos Padres é considerada um pedacinho do paraíso, com apenas 142 metros de extensão, ela surpreende com sua beleza cênica estonteante.
É formada basicamente de uma boa faixa de areia fina e dourada, e a água cristalina tem uma tonalidade de azul esverdeado maravilhoso.
A Praia dos Padres é protegida por recifes de todos os lados e cercada por uma mata formada por coqueiros e castanheiras, oferecendo sombra natural para que você possa se proteger do sol forte durante o dia.
Por ser uma praia mais restrita, não possui infraestrutura próxima, então uma dica é levar comida e bebida se for passar o dia por lá.
É uma praia muito tranquila, mas recebe um número considerável de visitantes durante a alta temporada.
Você com certeza vai querer conhece-la em sua estadia em Guarapari.
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto Joalpe via Wikimedia.

Enseada Azul (Guaibura, Bacutia e Peracanga)
Veja MaisEnseada Azul (Guaibura, Bacutia e Peracanga)
Enseada Azul em Guarapari
Formada por um circuito de três praias, a enseada fica a 7 quilômetros do centro e é o ponto de encontro de muitos jovens. O cenário é formado por areia branca, águas claras e mansas, morros e costões. As praias do circuito são Guaibura, Bacutia e Peracanga, todas incrivelmente belíssimas.
Na alta temporada as praias ficam lotadas, os quiosques que servem os turistas na areia, oferecendo muita comodidade. As praias são separadas por morros que possuem vegetação típica da Mata Atlântica.
Praia de Guaibura
Pertencente a Enseada Azul, é uma praia que demonstra muita simplicidade, nela se encontram muitos pescadores e seus barcos que deixam a praia ainda mais bonita.
Suas águas cristalinas e calmas te convidam a um banho refrescante.
Para quem gosta de mergulho, há na enseada um cargueiro alemão naufragado em 1942 a 300 metros da orla e a oito metros de profundidade. Ele pode ser apreciado em detalhes devido a transparência da água. Além desse grande atrativo, o aquário natural esbanja uma grande variedade de peixes e recifes que podem ser observados.
Praia da Bacutia
A Praia da Bacutia tem um significado bem peculiar, o nome vem da aglutinação de "bac" (virar, mudar) com "cutia" (direção, adiante), ou seja, significa "mudar de direção", o que pode ser bem inspirador.
Ela é uma das praias mais bonitas da região sul, com 450 metros de extensão, com mar calmo e água de um azul impressionante.
A praia é um aquário natural, com muitos peixes coloridos que ficam próximos nos mergulhos. Além disso, a praia é um exemplo de conservação ambiental, possui um jardim de restingas e mata ciliar.
A estrutura conta com um calçadão e escadarias para o mar, além de vários vendedores ambulantes que oferecem bebida gelada ou petiscos.
Praia Peracanga
Quando pensamos nas praias de Guarapari em pleno verão, já imaginamos muito movimento e areia lotada. Se você gosta de curtir a praia, porém longe do movimento, a Praia Peracanga é a sua cara!
Também conhecida como Mucunã, ela é uma das praias paradisíacas da Enseada Azul, esbanja 960 metros de extensão e fica localizada em Nova Guarapari, ao sul do centro de Guarapari.
Ela é rodeada por luxuosos prédios e tem um visual encantador, a areia é clara e pequenos arbustos enfeitam o seu entorno. Já o mar é muito tranquilo, ideal para toda a família, principalmente para as crianças. Em alguns pontos da praia há recifes e pedras, que aparecem na maré baixa.
Ela é simplesmente fantástica e sua maior riqueza são as belezas naturais e a tranquilidade, lá você não encontra turistas ouvindo música alta ou incomodando as outras pessoas.
Se você tem um pouco de receio sobre esta tranquilidade, saiba que a praia é patrulhada constantemente por policiais então pode relaxar com a sua família sem qualquer preocupação.
Mesmo que não seja tão movimentada, a Praia Peracanga conta com estrutura de quiosques no início da praia e na areia sempre há vendedores ambulantes oferecendo bebidas e tira-gostos, mas é claro que é tudo um pouco mais caro na região.
Além do relaxante banho de mar, a Praia de Peracanga tem uma outra atração: ela é separada da Praia da Bacutia por um morro coberto de vegetação típica da Mata Atlântica. Você pode fazer uma trilha contornando com uma vista linda.
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto Luana Coelho Felix via Wikimedia.

Praia de Meaípe
Veja MaisPraia de Meaípe
Com 4000 metros de extensão, a praia de Meaípe foi considerada uma das dez mais bonitas do Brasil e a mais popular e badalada do estado. Pertinho dela há muitos bares e restaurantes que servem, entre outros pratos, a tradicional moqueca capixaba e o famoso bolinho de aipim que é uma delícia.
Além disso, a praia conta com as melhores boates que garantem uma vida noturna bem agitada para quem adora festar.
Durante o dia, passar o dia na areia é uma ótima pedida. A praia tem ondas fracas e areia grossa, contornada por sombreiros naturais de castanheiras, oferecendo aconchego e proteção do sol.
A praia tem muita infraestrutura como barraquinhas, bares e restaurantes. Para quem gosta de artesanato, vai encontrar vários produtos lindos feitos à mão como as rendas de bilro, caminhos de mesa, golas e rendas de metro em bico por exemplo.
Não deixe de visitar a Praia de Meaípe! Você vai adorar a energia desse lugar!
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto: Vilamir Azevedo via Wikimedia.

Três Praias
Veja MaisTrês Praias
Três Praias, como o nome indica, é um complexo de três lindas praias, separadas por pequenos rochedos. As praias são: Praia da Leontina, Praia de Mateus Lopes e Praia dos Adventistas.
Praia da Leontina
Com 286 metros de extensão, a Praia da Leontina tem areia fina e dourada, distribuída numa longa faixa onde as ondas quebram mansamente, trazendo do mar muitas algas que são uma grande atração do local.
Ao caminhar pela areia você pode perceber a grande biodiversidade do lugar. Vale a pena conferir.
Praia de Mateus Lopes
Com 175 metros de extensão, essa praia quase deserta abriga uma grande riqueza da natureza, possui areias firmes e douradas e águas cristalinas.
Se você busca sossego e tranquilidade, está é uma ótima opção para curtir o sol e mar.
Praia dos Adventistas
Com 400 metros de extensão, esta praia é paradisíaca, encantadora e inesquecível.
A enseada de mar tranquilo, raso e com uma cor impressionante, tem uma profundidade estável e forma piscinas naturais de águas cristalinas, ideal para relaxar ou para levar crianças para brincar na água.
Ela é um dos principais e mais belos cartões-postais da cidade e tem muito sossego e tranquilidade, oferecendo uma orla praticamente deserta a apenas 4 quilômetros do centro de Guarapari.
Você pode acessá-la pelo bairro Praia do Morro. Vale a pena cada segundo neste lugar lindo.
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto TripAdvisor.

Praia das Castanheiras
Veja MaisPraia das Castanheiras
Localizada no centro da cidade de Guarapari, a Praia das Castanheiras tem 140 metros de extensão e é considerada uma das melhores praias urbanas da cidade.
As águas claras e muito calmas impressionam com sua elegância e formam piscinas naturais protegidas por recifes, ideais para mergulhar.
A praia é bastante procurada por famílias que querem soltar a criançada para brincar na água, sem muitos receios.
O grande sombreiro natural formado por várias castanheiras são proteção para quem está passeando na praia ou no calçadão.
O local tem boa estrutura de bares, quiosques, restaurante e a iluminação a noite é ótima. Tudo isso atrai também pessoas que querem apenas curtir a paisagem.
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto Alanbl007 via Wikimedia.

Praia do Sol e Praia d'Ulé
Veja MaisPraia do Sol e Praia d'Ulé
A Praia do Sol e a Praia D'Ulé são bem próximas e, muitas vezes, confundidas como sendo uma só.
Praia do Sol e D'Ulé em Guarapari
A Praia do Sol percorre quase todo Parque Estadual Paulo César Vinha. Selvagem e de mar agitado, é indicada para a prática do surf e atrai um grande número de aventureiros por sua paisagem perfeita, e conservação ambiental.
Com 4 quilômetros de extensão, a praia D’Ulé é uma praia
oceânica de ondas altas e fortes, muito convidativas para a prática do surf,
então se você gosta do esporte, não deixe de pegar onda nessas águas. Caso você
não tenha prancha ou não possa levar, não se preocupe porque há quiosques que
alugam pranchas de surf e stand up paddle na areia. Sua diversão está garantida!
Se você não é praticante dos esportes, não se preocupe, a
belíssima praia tem espaço para todos! A região é muito tranquila para passar o
dia curtindo o sol com a família ou amigos.
Para quem não dispensa os flashes, vai querer dar uma paradinha
para registrar fotos incríveis com a estátua de Poseidon e de uma sereia que
ficam na orla da praia, elas são lindas.
A praia que é pertencente ao Parque Estadual Paulo César Vinha é belíssima e tem uma trilha que leva à Lagoa Vermelha. A lagoa tem cor avermelhada por conta da vegetação existente no fundo que tem propriedades terapêuticas, por isso é muito procurada para banhos. Vale a pena conhecer!
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto TripAdvisor.

Praia da Cerca
Veja MaisPraia da Cerca
Com apenas 240 metros de extensão, a praia urbana da Cerca tem mar
agitado muito propício para o surf, águas cristalinas e uma estreita faixa de
areia dourada.
De um lado é protegida pelo Morro da Pescaria e, do outro, pela
reserva florestal.
Além dos esportistas, a praia também é ideal para quem busca
um ambiente tranquilo e aconchegante. O calçadão ainda conta com vários quiosques
que complementam a estrutura do local, alguns deles servem os clientes na areia
e oferecem cadeiras para que você possa curtir o momento com ainda mais
tranquilidade. Que vidão, hein?
Para quem quer explorar um pouquinho mais, pode caminhar até
o final da praia, você encontrará algumas pedras que fazem divisa com a Praia
da Onça e basta seguir uma pequena trilha para chegar até lá.
A Praia da Onça é
linda, o visual de quem caminha pelas pedras é maravilhoso, mas a água não é
recomendada para banho.
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto TripAdvisor.

Praia das Virtudes
Veja MaisPraia das Virtudes
A Praia das Virtudes é uma pequena e charmosa praia urbana e
faz parte das praias que englobam o circuito histórico cultural da cidade.
A pequena
enseada é caracterizada por sua areia grossa e dourada e de mar azul e águas cristalinas.
Praia das Virtudes em Guarapari
O bonito nome que carrega é por conta de uma lenda que diz
que a Praia das Virtudes já foi local de banho de freiras, o local mais
reservado oferecia maior privacidade a elas.
Subindo as pedras na praia é possível avistar as salinas que
foram historicamente importantíssimas, durante a Segunda Guerra Mundial, elas abasteciam
todo o comércio local. Próximo as salinas, quando a maré baixa, formam-se
pequenas prainhas sem ondas que as crianças adoram.
A praia conta com uma excelente infraestrutura com calçadão, iluminação noturna, quiosques e uma pracinha com quadra de vôlei.
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto: TripAdvisor.

Praia de Muquiçaba
Veja MaisPraia de Muquiçaba
Uma prainha com apenas 360 metros de extensão, mas que conta
com muita infraestrutura como calçadão, iluminação noturna, quiosques e até uma
pracinha com quadra de vôlei, muito convidativa para passeios diurnos e noturnos.
A pequena enseada de águas calmas e cristalinas é tranquila
e como todas as demais praias do Espírito Santo, ela também esbanja beleza e é decorada
pela imagem de São Pedro em uma pequena ilhota dando ainda mais charme na
região.
Vale curtir aquele final de tarde passeando por aqui!
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto Terra Capixaba.

Praia do Meio e Praia da Aldeia
Veja MaisPraia do Meio e Praia da Aldeia
Duas praias lindas e bem famosas em Guarapari
Praia do Meio
Uma das mais procuradas de Guarapari, a Praia do Meio tem 240
metros de extensão e fica entre a Praia das Castanheiras e a Praia da Areia
Preta, no centro de Guarapari.
É bastante movimentada e procurada por famílias
com crianças devido a excelente infraestrutura, o local conta com restaurantes,
quiosques e iluminação noturna.
Com uma estreita faixa de areia clara, possui mar tranquilo
de águas limpas, muito propício para crianças e idosos.
Em sua orla, os prédios
luxuosos dão um charme especial, além de alguns quiosques que servem bons
petiscos e bebidas.
O calçadão costuma ser local de caminhada para moradores e turistas
que aproveitam a sombra das grandes árvores pela manhã e ao entardecer.
A Praia do Meio é ideal para quem deseja curtir um dia tranquilo em família, em um lugar
que suas crianças possam brincar e tomar banho sem preocupação.
No fim da tarde não deixe de apreciar o pôr do sol, é incrível!
Praia da Aldeia
A Praia da Aldeia é mais uma das tranquilas praias de
Guarapari que esbanjam beleza e natureza bastante preservada, seu belo visual
costuma encantar os visitantes. Com uma estreita faixa de areia dourada, possui
águas tranquilas, de cor azul, ótima para um relaxante banho.
O acesso é um pouco difícil porque a praia fica localizada
atrás de um condomínio de alto padrão, sendo muito frequentada pelos moradores
do condomínio, mas isso não impede a visitação de outros turistas e moradores
da região, mas é preciso ir caminhando através de praias vizinhas, já que não
há acesso de carro.
É um ótimo lugar para descansar à sombra de um coqueiro,
tomar um delicioso banho de mar e admirar a belíssima paisagem que esta praia
oferece a seus visitantes.
Prontos para curtir Guarapari e essas praias lindas? Hospede-se na Pousada Spa Serra Negra!
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto Terra Capixaba.

Praia dos Namorados
Veja MaisPraia dos Namorados
Sim, essa praia faz jus ao nome! Pequena e de águas calmas, a Praia dos Namorados é muito romântica, mesmo estando localizada no centro da cidade. Ela fica pertinho da Praia das Castanheiras e da Pedra do Trampolim.
Praia dos Namorados em Guarapari
O nome vem de uma antiga lenda sobre um casal que se apaixona devido à magia do lugar. A praia é formada por um conjunto de recifes, chamados Pedra do Calhau que é uma ilhota e Pedra do Trampolim onde antigamente, havia dois trampolins que faziam a alegria dos jovens.
A Praia dos Namorados também conta com estrutura de calçadão, praça, quiosques e restaurantes na orla.
São 75 metros de extensão de muita paixão no ar, visite com seu amor.
Os casais viajantes adoram curtir as praias de Guarapari e vir usufruir dos benefícios do Spa para casais aqui no Espírito Santo! Planeje sua viagem e vem pra Serra Negra Pousada Spa!
Descubra todas as praias de Guarapari no guia abaixo!
Baixar Guia de Praias de Guarapari
Foto: TripAdvisor.
Melhores Passeios em Guarapari

Mergulho em Guarapari
Veja MaisMergulho em Guarapari
Estar submerso em contato com toda a vida marinha é uma experiência
incrível que, com certeza, você vai querer vivenciar no Espírito Santo.
A rica fauna marinha e as águas claras são ideais para a prática de mergulho onde você pode apreciar recifes repletos de peixes coloridos, corais, esponjas, tartarugas, polvos, arraias, lagostas e até embarcações naufragadas e não é para menos, afinal Guarapari foi reconhecida como o “local com maior biodiversidade de peixes recifais e algas do Brasil”.
Mergulhos em Guarapari
A melhor época para mergulhar em Guarapari é entre os meses
de dezembro e maio onde a visibilidade é mais privilegiada e pode chegar a
picos de 30 metros, mas com boas condições de visibilidade, mar e temperatura
da água é possível praticar mergulho durante todo o ano.
Você pode optar por mergulho com snorkeling ou com cilindro.
Se você preferir snorkeling, a dica é praticar nas Três Ilhas, bem perto da
costa, assim como o batismo que é a primeira experiência de mergulho com
cilindro.
Já os mergulhadores mais experientes, podem explorar pontos estratégicos.
Os principais são:
⋆ Baiuana: aconselhável para mergulhadores mais experientes
devido ao mar aberto, Baiuana está localizada a 12 milhas do litoral, com águas
azuis e visibilidade chegando aos 25 metros. A profundidade local chega aos 42 metros
onde você pode observar peixes como o olho de boi, enxadas, badejos, caranhas, entre
outros.
⋆ Ilha da Raposa: durante o verão, com águas claras, um
mergulho é praticamente obrigatório. Para visitar a Ilha da Raposa, é
necessário atravessar a nado um pequeno canal. Para mergulhar com cilindros,
devido ao peso dos equipamentos, recomenda-se utilizar o apoio da embarcação e
da equipe, desfrutando assim de um mergulho descontraído. Você pode observar grandes
pedras, corais, várias espécies de peixes e o naufrágio do Vapor Bepo aos 8 metros
de profundidade.
⋆ Ilha Escalvada: a ilha que está a cerca de 6 milhas da
costa, oferece a possibilidade de encontros com golfinhos ou arraias jamantas.
Com os corais próximos ao costão, você pode observar diversos tipos de peixes
de aquário de água salgada, dando um show da natureza. A profundidade varia de
8 a 18 metros.
⋆ Ilha Rasa: com quatro pontos de mergulho, as profundidades variam entre 8 e 25 metros. Você pode observar polvos, lagostas e diversos tipos de peixes de passagem e entocados. Em uma das ilhas, existe um naufrágio do Veleiro da enseada e um pequeno naufrágio de um pesqueiro de nome “Guarani”, ambos conservam algumas estruturas e uma história que anima ainda mais o mergulho.
Os navios naufragados Bellucia (em 1903) e Victory 8B (em 2003) também são famosos pontos de mergulho que muitos buscam visitar.
Outro ponto interessante, são os cânions que nada mais são, do
que corredores de pedras do boqueirão da Rasa de Fora, onde são encontrados
diversos tipos de peixes. Por estarem afastadas do continente e não oferecendo
grande abrigo, estas lajes são menos frequentadas. Isto ajuda a conservar a
imensa variedade e quantidade de vida submarina.
⋆ Três Ilhas: o pequeno arquipélago com três ilhas, incluindo
ilhotas e pedras é um local bem abrigado, com profundidade variando entre 5 e 20
metros e visibilidade. O arquipélago é Área de Proteção Ambiental (APA) e
oferece uma paisagem maravilhosa.
Os passeios são diários com saídas a partir das 8h da manhã
e você pode contratar diferentes agências que oferecem instrutor, serviço de
bordo e equipamentos.
Foto: Julio Yaber via Brasil Mergulho.

Parque Estadual Paulo César Vinha
Veja MaisParque Estadual Paulo César Vinha
O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha fica em Guarapari e foi criado em 1990 com o intuito de preservar uma faixa contínua de restinga, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica. É o antigo Parque Estadual de Setiba.
Em toda a sua extensão, que contempla 1500 hectares, há uma
grande diversidade de ambientes em sua área como, lagoas, dunas, planícies
alagadas e as formações vegetais de restinga, onde das dez fitofisionomias
conhecidas, nove delas se encontram no parque. Outras espécies de flora e fauna
ameaçadas de extinção também são abrigadas no parque.
A infraestrutura é completa, contando com alojamento para pesquisadores, banheiros, estacionamento, mirante, porto para caiaque, vigilância armada e trilhas sinalizadas.
Atrativos do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha
Entre os principais atrativos estão:
⋆ Lagoa de Caraís: Lagoa de água doce localizada junto à
praia e ao único costão rochoso do Parque exige uma caminhada de 2,5km para ser
acessada. A lagoa possui coloração avermelhada devido à decomposição da matéria
orgânica.
⋆ Mirante: Facilmente acessado por uma trilha curta a partir
da lagoa de Caraís, o mirante natural oferece uma vista incrível da lagoa e de
toda a serra de Buenos Aires.
⋆ Praia da Caraís: A praia que dá acesso à lagoa de mesmo
nome, possui mar agitado, por isso o banho deve ser realizado com cautela. Você
pode acessar através de uma trilha de 1km a partir da sede administrativa do
parque. É importante lembrar que a praia não oferece serviços de alimentação ou
bebidas.
⋆ Trilha da Restinga: Com 1,5 km de extensão em terreno
plano, a trilha é utilizada para acessar a praia e lagoa de Caraís é possível
observar durante o caminho as variações da vegetação de restinga, assim como as
planícies alagadas e eventualmente alguns animais silvestres, como veado,
irara, tatu, serpentes e diversas aves. entre outros.
⋆ Trilha do Alagado: A pequena trilha de apenas 480
metros de extensão, é acessível a partir da trilha da Restinga. É possível
observar do alto de um mirante artificial, o maior ambiente de alagado do parque.
⋆ Trilha da Clusia: Com 150 metros de extensão é uma
trilha circular realizada sob a floresta de restinga, onde é possível conhecer
as principais características e espécies deste ambiente. É muito utilizada para
educação ambiental.
⋆ Praia de Setibão: A praia que está localizada no extremo
sul do parque, geralmente possui grande quantidade de conchas devido à
proximidade de corais no mar, logo é muito procurada para a prática de surf.
⋆ Praia D’Ulé: A praia que está localizada no extremo norte do parque, próxima às dunas, é um dos locais para prática de surf mais utilizados no estado, inclusive é nela que acontecem alguns campeonatos do esporte.
Foto Leonardo Merçon via Wikimedia.

Passeios de Escuna
Veja MaisPasseios de Escuna
Uma das melhores formas de conhecer as belíssimas praias de Guarapari é através de um clássico passeio de Escuna. Esses tours marítimos são considerados uma das principais atrações da cidade, então não deixe de viver esta experiência incrível!
O passeio de escuna de Guarapari
O embarque é feito no Cais do Centro, que fica na 'Rua do
Canal', é fácil encontrar o local já que as escunas ficam todas atracadas ali e
você pode escolher com qual agência quer passear.
Os passeios oferecem
segurança, tripulação experiente, coletes salva vidas e guias divertidos que
fornecem informações e curiosidades durante o trajeto, alguns oferecem serviço
de bordo e frutas de cortesia.
As saídas acontecem em vários horários: às 9h, 11h, 15h e as
17h, e tem um número máximo de passageiros. No verão os passeios acontecem praticamente
todos os dias, já nos meses de baixa temporada a frequência maior é nos finais
de semana, mas você pode agendar com antecedência.
O passeio clássico e mais procurado pelos turistas, dura duas horas e o roteiro inclui todas as Praias Centrais, a prainha de Muquiçaba, a Praia do Morro e a Ilha da Raposa. As paradas para banho estão inclusas e garantem muita diversão e relaxamento.
O passeio vale cada minuto e são encontrados a preços bem
acessíveis. Toda a família pode participar e ter essa experiência maravilhosa! Vem curtir Guarapari!
Foto Férias Brasil.

Outros locais para Visitar
Veja MaisOutros locais para Visitar
Além das praias de Guarapari e todos os passeios incríveis, há alguns lugares que chamam atenção dos turistas. Selecionamos para vocês:
⋆ Igreja Antiga Matriz: único passeio histórico da cidade, é na igrejinha de 1585 tombada pelo IPHAN como patrimônio nacional. O destaque da construção é para a porta repleta de conchas.
⋆ Acquamania: um parque aquático que costuma encantar as crianças, com piscinas divertidas e toboáguas.
⋆ Expo Mar: o local é um grande aquário que abriga mais de cem espécies de peixes e animais marinhos, e o visitante faz um tour acompanhado por instrutores que explicam tudo sobre o fundo do mar.
⋆ Planet Sub: praticantes de snorkeling podem se aproximar mais dos peixes em um mergulho amador no Planet Sub, uma piscina natural que abriga diferentes espécies.
⋆ Casa do Artesão: os trabalhos artesanais e regionais podem ser encontrados aqui, como as famosas panelas de barro, rendas de bilro, além de artigos de decoração, roupas, presentes feitos com concha, palha, madeira, crochê e vime.
Agora seu roteiro está completo! Vem para Guarapari e fique na Pousada Spa Serra Negra!
Foto: TripAdvisor.

Guarapari, saiba tudo sobre essa cidade turística do Espírito Santo
Veja MaisGuarapari, saiba tudo sobre essa cidade turística do Espírito Santo
Guarapari, saiba tudo sobre essa cidade turística do Espírito Santo!
O site DreamCasa fez um artigo completo sobre Guarapari, suas praias e o que fazer na nossa cidade. A gente compartilha abaixo com vocês!
Guarapari é um município que se encontra no estado do Espírito Santo na região sudoeste do Brasil.
É uma cidade litorânea localizada mais especificamente na região metropolitana da capital capixaba, Vitória.
Origem do nome GUARAPARI
Uma das hipóteses da origem do nome da cidade de Guarapari vem da língua indígena e tem o significado de “ave de pluma vermelha” muito conhecida pelos índios da época.
Uma outra versão também diz que trata-se de um nome de origem Tupi-guarani” que seriam duas palavras: Guará, que poderia ser uma referencia aos pássaros desta espécie que já foram abundantes na região ou ainda do lobo guará, também um antigo habitante e “pari” seria a um tipo de armadilha utilizada pelos índios para capturar esses animais.
A área total territorial da cidade de Guarapari é estimada em 591,815 km² e tem como municípios de limite vizinhos: Anchieta, Vila Velha, Viana, Alfredo Chaves, Marechal Floriano e está a 50 km da capital.
Guarapari conta com uma população avaliada em 122.982 habitantes conforme o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano de 2018.
As temperaturas de Guarapari ficam entre 24° graus de mínima e 34° graus de máxima em dias comuns, por isso, é um município muito procurado na alta temporada e recebe turistas de todo o país no verão para aproveitar suas praias e belezas.
Principal cidade turística do Espírito Santo, Guarapari atrai diversos turistas do mundo inteiro graças às suas belezas naturais e às areias monazíticas (radioativas), com virtudes alegadamente terapêuticas, apesar de os benefícios no tratamento de artrite ou reumatismo não terem comprovação científica.
Com mais de 30 praias, Guarapari tem algumas bem famosas na região metropolitana de Vitória, além de ótimas redes de hoteleira, o que atrai ainda mais os turistas.
Outro fator se deve a qualidade que o município oferece a essas pessoas e assim juntando as belezas naturais do lugar e a infraestruturaque os recebe, faz com que muitos que estão passando apenas temporadas decidam comprar imóveis em Guarapari.
Turismo em Guarapari
Dentre todos os atrativos turísticos de Guarapari, a culinária capixaba merece uma atenção especial.
Dos vários pratos baseados em frutos do mar, destacam-se a moqueca capixaba, a torta capixaba, a muma de siri e a caranguejada.
Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo.
O nome "moqueca" designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água apenas com os vegetais e frutos do mar.
Ao contrário da moqueca baiana, a capixaba não leva azeite de dendê e nem leite de coco.
Logo em seguida, vem a torta capixaba, preparada com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito.
É prato tradicionalmente consumido durante a Semana Santa em algumas casas capixabas.
Por esses e outros motivos que é uma cidade muito buscada para se morar na cidade de Guarapari.
Um local que oferece toda a infraestrutura necessária para dar praticidade e qualidade no dia-a-dia dos habitantes do município.
Melhores bairros em Guarapari
Centro de Guarapari
A orla central de Guarapari tem quatro principais praias que ficam lotadas nas épocas de maior movimento (feriados prolongados e alta temporada).
Possui praias pequenas, localizadas uma na sequência da outra. Ainda na região central de Guarapari ficam prainhas menores como a das Virtudes, da Fonte, das Pelotas e do Ipiranga.
No Canal de Guarapari (a orla foi remodelada em 2018 e conta com calçadão e ciclovia) ficam o Mercado de Peixe e o cais de onde saem passeios de barco e escuna.
Outras atrações do Centro são a Igreja Antiga Matriz (fundada pelo Padre José de Anchieta em 1585) e o pequeno Shopping Guarapari.
O Centro de Guarapari reúne a principal estrutura de comércio e serviços da cidade. É uma área com muitas opções de restaurantes e bares.
No Centro ficam as praias da Areia Preta, do Meio, das Castanheiras e dos Namorados. São praias pequenas, urbanizadas, boas para banhos de mar e com excelente estrutura.
Bairro Praia do Morro
A Praia do Morro fica próxima do centro de Guarapari e é uma das principais praias da cidade.
É uma praia extensa (cerca de 3km) e com aspecto urbano. A orla é tomada por prédios e conta com avenida beira-mar, calçadão com ciclovia e quiosques.
É uma região com excelente estrutura de comércio, serviços, bares e restaurantes.
No canto esquerdo da Praia do Morro, próximo do Morro da Pescaria e da Praia da Cerca, o mar é mais calmo e excelente para banhos.
No lado direito da praia, mais próximo do centro de Guarapari, o mar tem ondas um pouco mais fortes e trechos com buracos e correnteza.
Também pelo lado direito a Praia do Morro faz divisa com o bairro de Muquiçaba, onde fica uma prainha de pescadores com bares e restaurantes. Desse ponto, basta atravessar a ponte sobre o Canal de Guarapari para ir ao Centro.
Nos arredores da Praia do Morro ficam algumas atrações e pontos de interesse como a Arena Pedreira (local de shows e eventos), o SESC Guarapari, o Rodoshopping Guarapari (Rodoviária) e as lindas Três Praias.
As praias possuem características diferentes como a Praia do Morro (uma das principais da cidade, ela é urbanizada e tem excelente estrutura) e a região de Setiba (que possui lindas praias em um ambiente mais praiano e com menos estrutura).
Setiba
Setiba é uma região com lindas praias, trilhas e muita natureza, distante +- 18 km do centrinho de Guarapari. É um bairro mais afastado e com menos opções de comércio e de serviços.
A Praia de Setiba é a principal. Ela é linda, tem mar calmo, bom para banhos e alguns quiosques na orla.
No lado esquerdo, após o Morro de Setiba, ficam a Praia Setiba Pina (menos urbanizada, mais tranquila e com vegetação de restinga na orla) e a Praia de Setibão (uma extensa e linda praia selvagem, sem estrutura, com ondas boas para surfe).
A Praia de Setibão pertence ao Parque Estadual César Vinha, área de proteção ambiental com rica biodiversidade, trilhas, lagoas, dunas e praias desertas (na sede do parque há estrutura para os visitantes).
Ainda na região de Setiba ficam a Prainha do Una (onde está o Camping Clube do Brasil) e o Morro do Una (que possui três pequenas praias desertas acessíveis por trilha).
Onde ficam algumas das praias mais badaladas de Guarapari, além de bons restaurantes e das casas noturnas mais famosas.
Na região da Enseada Azul / Nova Guarapari ficam as charmosas praias de Peracanga e Bacutia.
Um pouco mais ao sul fica Meaípe, um vilarejo de pescadores que se transformou num polo gastronômico e de agito noturno.
Enseada Azul
Na região conhecida como Enseada Azul em Nova Guarapari, distante cerca de 7 km do Centro de Guarapari, ficam algumas das praias mais lindas e badaladas da cidade como Peracanga, Bacutia e dos Padres. São praias com mar calmo e bom para banhos.
A região possui casas noturnas (como a Luazul e a Let’s), bares, restaurantes e algumas opções de comércio.
As principais praias (Peracanga e Bacutia) possuem uma orla charmosa, com vegetação de restinga na praia e prédios frente mar de alto padrão.
A praia mais central é a badalada Peracanga (também chamada de Mucunã), que possui uma concentração de quiosques e bares no canto esquerdo (onde fica o beach club Thale Beach, com disputadas sunset parties no verão).
A vizinha de Peracanga pelo lado direito (sentido Meaípe) é a Praia de Bacutia, que é um pouco menor e sem estrutura de quiosques, mas igualmente badalada e bem frequentada.
A partir de Bacutia uma pequena trilha leva até a linda, pequena e deserta Praia dos Padres, uma caminhada que vale a pena.
A vizinha de Peracanga pelo lado esquerdo (sentido Centro de Guarapari) é a Praia de Guaibura, que apesar de ter a orla ocupada é pouco movimentada, ideal para quem busca tranquilidade. Uma vantagem de se hospedar na Enseada Azul é a proximidade com Meaípe.
Alguns lugares para visitar em Guarapari
Casa da Cultura
Construída em 1749, já foi a Prefeitura Municipal, Câmara dos Vereadores e Cadeia Pública, foi reconstruída em 1988 e em 1995 foi inaugurada a Casa da Cultura.
No andar superior funciona a Biblioteca Pública Municipal.
Cachoeiras
Entre as montanhas da região, as cachoeiras convidam os turistas a mergulhos em águas limpas e rasas, sendo possível visualizar os peixes no fundo, tornando-se um passeio bem refrescante e permitindo o contato com a natureza.
Igrejas
Na área rural da cidade, você verá igrejas centenárias com belíssimas construções cheias de história e fé.
Manguezal
Região bela e com muitas espécies de peixes e aves, sendo muito interessante e bem conservado. Vale a pena ser visitado.
Mergulho e Aquário Marinho
Existe no centro da cidade um aquário gigante, é perfeito se você quer treinar mergulhos antes de ir para o mar ou levar a garotada para se divertir, com até 1.700 m de profundidade e mais de 40 espécies de peixes, o turista tem até 30 min para mergulhar e observar peixes como paru, pampo, tainha e até pinguins.
Existem ainda pontos de mergulho, como o Navio Victoria, afundado na costa capixaba para este fim.
As mais famosas praias de Guarapari
Praia da Areia Preta: tem areias monazíticas com propriedades medicinais e mar geralmente calmo, bom para banhos.
Praia das Castanheiras: possui castanheiras fazendo sombra na areia, recifes que formam piscinas naturais e mar bom para banhos em alguns trechos e com pedras em outros.
Praia do Meio: continuação da Praia das Castanheiras, ela possui mar calmo e bom para banhos.
Praia dos Namorados: uma pequenina praia cercada por pedras e mar bom para banhos.
A orla é urbanizada, ocupada por prédios e conta com calçadão, quiosques e iluminação noturna.
Essa região é o centro comercial e de serviços de Guarapari, além de contar com boa estrutura de restaurantes e bares.
Conheça outros pontos turísticos do estado do Espírito Santo
Morro do Moreno
Este é um ponto turístico chamado Morro do Moreno que possui 184 metros de altitude e está localizado próximo ao centro de Vila Velha no estado do Espírito Santo.
Próximo a ele se encontra o Convento da Penha que é outro grande símbolo do estado capixaba e fica localizado também no topo de um morro.
Morros assim no estado são comuns já que fazem parte do seu relevo e vegetação, de uma ponta a outro do mesmo.
Os dois morros são os cartões-postais da cidade de Vitória e por incrível que parece o morro é localizado quase no centro da cidade.
E tem ao seu redor a Mata Atlântica além de também ser cercado pelo mar, o que proporciona uma beleza paradisíaca deslumbrante.
Pedra Azul
Esse ponto turístico chama-se Parque Estadual da Pedra Azul e sua característica forte é que ele possui diversas trilhas para fazer ecoturismo até chegar ao ponto principal do local, a formação rochosa coberta de liquens que mudam de cor de acordo com a incidência do sol.
Esse é sem dúvida um dos pontos mais conhecidos do estado capixaba e é uma bela atração, principalmente também porque uma das trilhas acaba nos poços para banho formados no pico da pedra.
Parque Pedra da Cebola
Esse ponto turístico está localizado no município de Vitória e fica dentro da cidade entre os bairros Jardim da Penha e Mata da Praia.
Esse incrível Parque possui 100.005m², comprovando ainda mais o quanto a cidade é repleta de vegetação e natureza, além das belas praias.
Acredita-se que esse nome inusitado se deriva de uma pedra desenhada pela natureza que possui esse formato de uma grande cebola.
Essa pedra da cebola é um dos símbolos da capital capixaba e um ponto turístico muito visitados por esses que vão a cidade à passeio.
Inclusive ele é sempre bem avaliado por oferecer recursos e infraestrutura de qualidade para quem o frequenta contendo até uma casa de meditação e um jardim oriental, para o melhor conforto e tranquilidade de quem por ali passa.
Além do parque possuir um incrível mirante que fica sobre uma grande parede rochosa, usada até pelos adeptos do alpinismo.
Guarapari tem muito o que fazer durante o dia, e à noite! É seu destino perfeito de férias e finais de semana no Espírito Santo!
E agora, é só reservar seus dias de hospedagem no Serra Negra Pousada Spa e vir curtir Guarapari no melhor estilo!
Fonte: conteúdo, textos e fotos do DreamCasa.
Experiências Inesquecíveis

Saborear a Moqueca Capixaba
Veja MaisSaborear a Moqueca Capixaba
Se tem uma coisa que você vai fazer bem no Espírito Santo é
comer! Aliás, este destino brasileiro é muito completo, tem praia, tem
montanha, cachoeira e claro, comidas típicas simplesmente
maravilhosas.
Ouvir a frase “Moqueca só capixaba, o resto é peixada” no Espírito Santo é muito comum. O prato tradicional do estado é de dar água na boca, especialmente aqueles preparados na panela de barro, com todo o carinho dos cozinheiros e cozinheiras da região.
Moqueca Capixaba
Falar de moqueca no Espírito Santo é tratar sobre um assunto
bastante popular, a maioria dos turistas não passam por terras capixabas sem
degustar o prato, a cultura é tão disseminada que um capixaba zeloso tem de
saber prepará-lo.
O prato é tão comum, que cerca de 87% dos estabelecimentos
comerciais gastronômicos servem a moqueca como carro-chefe e fazem muito
sucesso.
A moqueca capixaba não usa ingredientes como o dendê, leite
de coco e pimentão, que são usados na culinária baiana e carioca. A receita
local ficou conhecida por ser menos calórica e muito mais leve do que os pratos
preparados em outras regiões do país.
Na receita típica capixaba, a cor vem da tintura de urucum, o azeite é doce, o tomate precisa estar bem maduro, a cebola branca o e alho devem ser bem cortados e o coentro picado, salpicado em doses bem generosas, a carne escolhida geralmente é de Robalo ou de Bandejo.
A moldura perfeita fica por conta da panela de barro, feita pelas paneleiras de Goiabeiras, senhoras que moldam, queimam e as tingem com cascas tiradas do manguezal. Assim, está garantido o sabor inigualável na preparação do prato.
Origem
Mesmo com toda a cultura culinária voltada para o prato,
pouco se sabe a respeito da história da moqueca capixaba e sua origem. Os primeiros
arquivos que mencionam a moqueca no Espírito Santo sugerem que o preparo já era
preparado pelos índios por volta do ano de 1500, haja experiência no preparo da
Moqueca, hein?!
Se você vai visitar o Espírito Santo próximo a data de 30 de setembro, vale lembrar que neste dia acontece o Festival de Moqueca onde você pode aprender como preparar essa deliciosa receita, degustar em diferentes restaurantes e ainda aproveitar super promoções.
Não deixe de provar este prato sensacional, típico e delicioso!
Foto TripAdvisor.

Uma semana no Spa Serra Negra
Veja MaisUma semana no Spa Serra Negra
Qual foi a última vez que você tirou um tempo para cuidar de
si? Relaxamento, massagens, drenagens, tratamentos para a pele e corpo?! O Spa
da Serra Negra oferece tudo isso e muito mais, e é uma das experiências imperdíveis em Guarapari!
Contando com uma equipe de profissionais excepcionalmente qualificados, o SPA oferece vários tipos diferentes de cuidados para o seu bem-estar, relaxamento e renovação das suas energias e por que não uma semana inteirinha cuidando de você?
Pousada Spa Serra Negra
Conheça alguns dos serviços oferecidos pelo spa que você poderá usufruir nos dias que permanecer hospedado no local - que também é pousada!
⋆ Drenagem Linfática: A drenagem linfática diminui o inchaço,
celulite e gorduras localizadas por meio da linfa, diminuindo toxinas no
organismo e proporcionando bem-estar.
⋆ Máscara Relaxante Facial: Aprecie um momento só seu
desfrutando da máscara relaxante facial. Ela diminui olheiras e proporciona uma
sensação de relaxamento sem igual, além de contribuir com a saúde da pele,
tornando-a mais jovial.
⋆ Massagem Crânio-Facial: Por meio de pressão e alongamento em
pontos específicos esse tipo de massagem no pescoço, cabeça e face visa ao
relaxamento de áreas que estão sob constante tensão, diminuindo assim a
ansiedade e riscos à saúde.
⋆ Massagem Corporal: Com uma massagem relaxante você vai se
sentir mais leve e preparada para enfrentar o dia a dia. Ela ativa áreas que
possibilitam o melhor funcionamento do organismo e relaxa pontos de tensão.
⋆ Reflexologia: A reflexologia é uma técnica de massagem
oriental que consiste em apertar pontos específicos no organismo como meio de
conseguir resultados benéficos noutras partes do corpo, incluindo órgãos
internos. Ela é muito recomendada como suporte ao tratamento para diversas
enfermidades.
Viver esta experiência é indispensável para renovar as suas energias, todo o ambiente é aconchegante, bem decorado e os equipamentos utilizados são tecnológicos com recursos surpreendentes.
Após esses momentos de rainha e rei, você vai desfrutar de uma leveza e bem-estar incomparáveis! Cuide de você! Visite o Spa Serra Negra.
Foto: Pixabay.
Descubra Guarapari Rural

Rota da Ferradura
Veja MaisRota da Ferradura
A região de montanhas de Guarapari está a apenas 12 km do centro da cidade, uma excelente facilidade para que você possa curtir nossas praias, mas também conhecer as belezas da nossa região de montanhas.
O roteiro mais famoso e procurado por turistas e moradores da cidade é a Rota da Ferradura que interliga a BR 101 às comunidades de Jabuti, São João de Jabuti, Boa Esperança, Buenos Aires, Alto Rio Calçado, Rio Calçado e a comunidade de Pernambuco.
Rota da Ferradura em Guarapari
Para iniciar essa rota por Jabuti, basta chegar ao Km 339, sentido Vitória-Campos-RJ, e entrar na Casa da Figueira Café que fica em frente a uma grandiosa e centenária figueira na beira da rodovia.
JABUTI
Logo na entrada da comunidade, é possível apreciar um saboroso café e mais delícias e produtos típicos na Casa da Figueira Café. Mais adiante, são encontradas produções de laticínios, com queijos e iogurtes. A pecuária é forte na região para abastecer a produção láctea. A agricultura é baseada no plantio de seringueira e banana. A Padroeira de Jabuti é Nossa Senhora Auxiliadora, então é possível visitar sua capela.
SÃO JOÃO DE JABUTI
A economia da comunidade é gerada pela agricultura familiar, pecuária, café conilon, banana, seringueira e cacau. Lá existe uma propriedade que abriga quatro farinheiras que, juntas, produzem 90% da farinha e derivados de mandioca que são vendidos nas feiras livres de Guarapari. Ao lado da Igreja, tem-se o campo do time São João Futebol Clube, fundado em 1926. O padroeiro da comunidade é São João Batista e há uma igreja em sua homenagem.
BOA ESPERANÇA
Economia da comunidade muito forte ligada ao agroturismo e à agroindústria. No agroturismo, dentre vários atrativos, podemos citar o famoso restaurante Cantinho da Tilápia, O Pereira Bar, sítio Riacho das Pedras, Bar do Hermínio e o Rancho do Osmar. Na agroindústria, temos a fábrica da Summer Fruit, Laticínios Carminati, criação de tilápia, produção de pães e biscoitos caseiros e a produção de cerveja artesanal. O padroeiro é São Bento e há uma igreja no local dedicada ao santo.
BUENOS AIRES
O agroturismo gira entorno de seus atrativos como a Cachoeira do Barbudo (foto de capa), o sítio Recanto dos Lagos, o Cantinho do Jobi, Bar Ferrarini, Bar do Ademir, com sua famosa galinha caipira, Café Colonial da Roça, alambique e cachaçaria Vila Anunciatta e produção de pães, bolos e biscoitos caseiros. Anualmente, a comunidade realiza a festa da Imigração Italiana. A agricultura familiar é potencializada pela produção de hortifrutigranjeiro e ovos caipiras. O padroeiro é Santo Antônio.
ALTO RIO CALÇADO
A economia é baseada na agricultura familiar. Sempre preservou o Congo e mantém as tradições passadas por diversas gerações, como a banda de congo de São Benedito, que é um dos santos mais populares no Brasil. A comunidade celebra por diversos dias a tradicional festa ao santo com a puxada, lavada, fincada e retirada do Mastro de São Benedito. Apesar da devoção a São Benedito, o padroeiro da comunidade é o Sagrado Coração de Jesus.
RIO CALÇADO
A agricultura de Rio Calçado, que é um dos distritos que pertence à Guarapari, é baseada na pecuária e na extração de látex com o plantio de seringueira. Possui famosos atrativos turísticos como o Bar do Medonho e as Piscinas de águas naturais do Hermínio Maioli. A arquitetura da belíssima Igreja de Santa Bárbara (sua padroeira) é singular que nos remete à história da região, pois antigamente ela era frequentada pelos barões.
PERNAMBUCO
Comunidade conhecida pela Cachoeira do Pernambuco. Região que preserva a natureza com a mata nativa e possui diversos córregos e corredeiras. Chegando à Igreja de Nossa Senhora Aparecida, é possível escutar o barulho das águas que trazem a sensação de paz e tranquilidade que essa região proporciona, além de muita sombra e frescor no ambiente.
Descubra mais Guarapari baixando o arquivo pdf com fotos e mais detalhes da Rota da Ferradura.
Baixar Guia #DescubraGuarapari
Foto da capa via A Gazeta. Crédito: Luciney Araújo

Rota Amarelos a Rio da Prata
Veja MaisRota Amarelos a Rio da Prata
Essa rota pode ser iniciada na Comunidade de Amarelos: para quem trafega pela BR 101 sentido Vitória-Campos(RJ), logo após atravessar o pedágio de Guarapari, é possível virar à direita e acessar a comunidade iniciando, assim, outra rota do agroturismo.
Começando em Amarelos, o turista conhecerá belíssimas comunidades como Rio Claro, Amarelinhos, Vargem Fria, Jacarandá, Santa Rita e a famosa comunidade de Baía Nova.
Rota Amarelos a Rio da Prata em Guarapari
AMARELOS
O Agroturismo se destaca com diversos sítios e chácaras, com destaque para a Estância Gileade que possui local para eventos e a Fazenda Bonanza com o Haras Cicinho Varejão.
RIO CLARO
Comunidade famosa e grande produtora de banana e palmito. No lado cultural, as manifestações dos antigos escravos quilombolas são preservadas por diversas gerações com a Banda de Congo de Rio Claro.
AMARELINHOS
Se destaca pela produção de mel, com ótimos produtos que são vendidos nas feiras livres da região. Na comunidade existem vários sítios e chácaras que propiciam, para aqueles que procuram paz e lazer, ótimos dias de descanso.
VARGEM FRIA
Aqui o destaque é para produção de queijos, iogurtes e derivados com o Laticínio Perim.
JACARANDÁ
Comunidade rural fundada e até hoje habitada por descendentes de escravos que trabalhavam nas grandes fazendas da região. A comunidade ainda preserva a sua belíssima natureza e religiosidade, com uma singela igreja da padroeira: Nossa Senhora da Conceição.
SANTA RITA
Uma região de bela natureza, repleta de riachos com quedas d’água, sendo uma das mais famosas a Cachoeira Rasga Cueca, rodeada de mata nativa onde é possível observar a bela flora e fauna locais.
BAÍA NOVA
Comunidade com paisagens bucólicas e diversas quedas d’água, remetendo à calmaria e à paz. Os pontos mais famosos são o Cachoeiras Bar e Restaurante e a Parada Baía Nova.
RIO DA PRATA
Lugar de natureza exuberante e clima ameno, conhecida pela produção de peixes que abastece a região.
Descubra mais detalhes sobre a Rota Amarelos a Rio da Prata clicando no botão abaixo.
Baixar Guia #DescubraGuarapari
Foto: Mapio.net

Rota Reta Grande a São Félix
Veja MaisRota Reta Grande a São Félix
Essa rota pode ser iniciada na comunidade de Reta Grande, às margens da BR 101 logo após o posto da Polícia Rodoviária Federal, no km 344, trafegando no sentido Vitória-Campos(RJ).
A partir de Reta Grande você passará pelas famosas comunidades de Pau D’óleo, São Miguel, Cabeça Quebrada e São Félix.
É uma rota bastante utilizada por grupos de motociclistas (mototurismo) e, também, por ciclistas que querem apreciar a paisagem da região e respirar o ar puro do interior.
Rota Reta Grande a São Félix
RETA GRANDE
Cortada pela BR 101, essa comunidade é ótimo ponto de parada para refeições, especialmente na Churrascaria Floresta.
RIO GRANDE
Local com clima rural bastante preservado. Logo na entrada se pode parar para descansar no Bar Rigão.
PAU D’ÓLEO
Bucólica, a comunidade é conhecida pelo clima mais ameno, com muita sombra e diversas quedas d’água, entre elas a famosa Cachoeira do Morosini. O Bar do José Poton é parada certa para saborear uma deliciosa galinha caipira.
SÃO MIGUEL
Possui diversas chácaras e sítios de descanso e lazer. O padroeiro local é São Miguel Arcanjo e há uma igreja singela e bela em sua homenagem.
CABEÇA QUEBRADA
A fábrica de polpas Lara Frut é famosa agroindústria local. E o turismo se movimenta na conhecida Cachoeira do Bravin.
SÃO FÉLIX
Comunidade aconchegante que possui um mais ameno e uma atmosfera de interior muito agradável! O ponto alto é a Cachoeira do Bravin que oferece, além de exuberante natureza, ótima estrutura com restaurante, bar e área para churrasqueira e camping.
Descubra a Guarapari rural baixando o guia da região!
Baixar Guia #DescubraGuarapari
Foto: Victor Mendoza via YouTube.

Outras Comunidades Rurais
Veja MaisOutras Comunidades Rurais
A região rural de Guarapari é riquíssima em belezas naturais, além de produtora de muitas delícias da região como banana, mel, palmito, queijos, cachaças, entre outros itens.
Terra de um povo acolhedor e trabalhador que demonstra um imenso orgulho do lugar onde muitos nasceram, cresceram e mantêm, até os dias atuais, as tradições e costumes que foram transmitidos ao longo dos anos por diversas gerações.
Agora você tem a chance de descobrir mais sobre a cultura, culinária típica, cachoeiras e belas paisagens.
Guarapari ostenta uma região montanhosa, com altitude elevada, que fica há aproximadamente 20 minutos das praias, proporcionando um clima mais ameno, propício para degustar e apreciar vinhos, cafés especiais e cachaças regionais.
Descubra todas as comunidades de Guarapari rural baixando o guia da região!
Baixar Guia #DescubraGuarapari
Foto: Victor Mendoza via YouTube.
Saúde e Bem-Estar

Tipos de Massagens
Conheça algumas massagens e os resultados que você pode obter com elas.
Veja MaisTipos de Massagens
Há variados tipos de massagem, cada uma visando algum resultado. Todavia, as mais procuradas são os tipos de massagem relaxante e os tipos de massagem para emagrecer. Além disso, a demanda pelos diversos tipos de massagem ainda se fragmentam entre as nacionalidades ou origens, como expresso na procura por massagem tailandesa, massagem japonesa, massagem chinesa ou, apenas, massagem oriental.
Massagem relaxante
Existem diversos tipos de massagem relaxante, com origens de variados países e técnicas. Em nosso SPA com massagem, disponibilizamos a massagem relaxante manual, também conhecida como massagem tradicional no mundo ocidental. Esse tipo de massagem é considerado uma massagem para emagrecer, pois ela combate a ansiedade, fator que costuma estar ligado aos mals hábitos alimentares devido ao uso da comida como válvula de escape aos mals sentimentos. Veja algumas opções disponíveis de massagem relaxante a seguir e clique sobre para saber mais por meio de vídeos instrutivos em suas respecivas páginas ou entre em contato conosco.
Massagem para emagrecer
Apesar de não ser exatamente correto dizer massagem para emagecer, o termo é comumente usado para se referir à massagem modeladora, à bambuterapia e à drenagem linfática, técnicas que, quando adotadas junto a um tratamento de emagrecimento integrado como o oferecido em nosso SPA no Espírito Santo, pode contribuir em muito para que o paciente alcance o que procurava quando iniciou sua jornada sobre como perder peso com saúde. Em vista disso, clique nos tipos de massagens abaixo para saber um pouco mais sobre como elas são praticadas, possibilitando que você obtenha o corpo que sempre sonhou sem colocar a saúde em risco.
Massagem tailandesa
Em nosso SPA com massagem ainda não disponibilizamos a massagem tailandesa tradicional. Entretanto, algumas técnicas dese tipo de massagem também se encontram integradas às outras variações ofertadas por nós. Muitos confundem a massagem tailandesa com massagem masculina, todavia os termos não são sinônimos. Segue um vídeo que se pretende um mini curso de massagem tailandesa, para que você entenda um pouco mais sobre o assunto. Se ainda restarem dúvidas, por favor, não hesite em entrar em contato com a gente para que possamos esclarecê-las com o maior prazer!
Massagem japonesa
Há diversas variações de massagem japonesa. Contudo, dentre as mais famosas, encontra-se a que estala algumas partes do corpo no intuito de melhorar a postura corporal do paciente. Por estar entre os tipos de massagem que requerem grande prática, muitas vezes alcançada pelo profissional apenas quando imerso completamente em uma cultura específica, decidimos não disponibilizar a massagem japonesa mais tradicional em nosso SPA com massagem. Porém, algumas variações dessa técnica de massagem se encontra inserida entre os nossos serviços. Assista ao vídeo para saber mais sobre massagem japonesa.

O que é Massoterapia e para que serve?
Saiba mais sobre massoterapia e os seus benefícios para a saúde.
Veja MaisO que é Massoterapia e para que serve?
O que é massoterapia?
Aos que se perguntam o que é massoterapia, saibam que ela
nada mais é do que uma massagem que ganha esta alcunha quando feita de
forma profissional visando atingir algum objetivo, como o relaxamento, a
drenagem linfática, o modelamento corporal ou o emagrecimento.
Esses tipos de massoterapia são disponibilizados em nosso SPA para perder peso. Além disso, há, ainda, massagens orientais que visam tratar órgãos em outras partes do corpo por meio de técnicas milenares de pressão em pontos específicos, como é o caso do Shiatsu Podal, originária da China e que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.
SPA com massagem relaxante e tratamento para emagrecer
Veja, a seguir, algumas das massagens relaxantes que auxiliam no tratamento para perder peso por meio do combate à ansiedade e aplicação de técnicas milenares orientais, como o Shiatsu, também chamado de Reflexologia Podal. Além disso, também disponibilizamos os tipso de massagem para emagrecer clássicos, como a drenagem linfática e a massagem modeladora, que compõem o pacote de serviços em nosso SPA com massagem relaxante para a massoterapia.
Massoterapia como massagem para emagrecer
Os tipos de massagem para emagrecer, como são chamadas por muitas pessoas que demandam tratamento de emagrecimento, na realidade, são práticas que acompanham programas para perder peso, pois sozinhas elas não tem o poder de fazer com que o paciente atinja seus objetivos. Contudo, elas tem o poder de promover a motivação inicial ao indivíduo por meio da redução da ansiedade ou do desinchaço causado pelo sistema linfático, muito comum em pessoas que estiveram com um comportamento sedentário durante muitos anos.
Massoterapia como tratamento para ansiedade
A ansiedade é muito comum como causa de mals hábitos alimentares, pois, para contornar os mals sentimentos, o indivíduo acaba comendo mais que o recomendado como válvula de escape. Dessa maneira, quando pensamos em tratamento para emagrecer, devemos ter em mente que um quadro de profissionais em diversas áreas é necessário. Em vista disso, nosso SPA em Guarapari disponibiliza alguns especialistas em emagrecimento que atuarão de forma integrada no auxílio ao paciente, dando todo o suporte técnico e humano necessário para que ele atinja suas metas.

Covid -19 - Protocolos e Regras
Receber você com segurança e manter a saúde de todos é a nossa prioridade!
Veja MaisCovid -19 - Protocolos e Regras
A Pousada Spa Serra Negra possui o Selo Turismo Responsável - Limpo e Seguro do Ministério do Turismo, o que assegura que cumprimos todos os protocolos sanitários estabelecidos por esse órgão junto a Anvisa e Ministério da Saúde.
Programa de Protocolos e Regras Pousada Spa Serra Negra
Nosso programa especial de limpeza e desinfecção está em vigor desde antes da reabertura, adequando procedimentos e disposição de mobiliários.
E para garantir aos nossos hóspedes e colaboradores mais segurança, solicitamos a todos que sigam as recomendações e fiquem cientes dos procedimentos abaixo:
1- Chekin on-line, sem fila e a chave pronta e desinfectada com UV-C, em sua chegada.
2- Instalamos nas entradas da Pousada, tapete higienizador para os pés e álcool gel para as mãos, executamos medição de temperatura corporal de funcionários e hóspedes.
3- Toda bagagem passará pela Cabine de Desinfecção UV-C, exterminando qualquer vírus.
4- É obrigatório a utilização de máscara em qualquer ambiente da Pousada, tanto para colaboradores quanto para hóspedes.
5- Evitamos aglomerações, é solicitado distanciamento entre as pessoas.
6- O café da manhã será servido de forma individualizada em mesas separadas por distanciamento de 2 metros. Não haverá buffet.
7- Os enxovais são lavados, separados e higienizados com produtos apropriados.
8- Monitoramento diário de nossa equipe, uso de EPI’s e treinamentos permanentes.
9- A limpeza dos apartamentos e áreas comuns são feitos com peróxido de hidrogênio - produto recomendado pelos protocolos da Anvisa e Ministério do Turismo.
10- Disponibilizamos totens e dispensers de álcool gel nas recepções, restaurante, áreas comuns e corredores de acesso aos aptos.
11- O hóspede poderá solicitar que durante a estadia não seja acessado a parte interna do apto.
Além das medidas adotadas, também estamos empenhados em proteger a saúde de nossa equipe, ministrando treinamentos e distribuindo material de proteção para que consigam realizar o melhor serviço sem se exporem.
Agradecemos a compreensão e colaboração de todos!
Nossa prioridade é sempre a saúde e segurança.
Administração
Pousada Spa Serra Negra